top of page

Compras e Gestão de Estoques - MRO Manutenção, Reparo e Operações

Atualizado: 30 de dez. de 2022


Esta Foto de Autor Desconhecido está licenciado em CC BY-SA


MRO - Maintenance, Repair and Operation | Manutenção, Reparo e Operações trata-se de uma macro categoria que abrange todos os materiais e acessórios que dão suporte para as operações de rotina da empresa. Como exemplo, podemos destacar os materiais de limpeza, lâmpadas, materiais de escritório, ferramentas operacionais, peças sobressalentes, compressores, bombas, válvulas, cabos, luvas de proteção, capacetes, painéis, discos de corte, etc.


Os itens dessa macro categoria são classificados como materiais indiretos, pois não fazem parte da composição final do produto ou serviço produzido pela empresa, ao contrário dos materiais diretos que fazem parte do produto final.


Cabe destacar que o comportamento do consumo dos itens que compõe o grupo de MRO, em geral, são diferentes quando comparados aos materiais diretos. Vejamos no caso das matérias primas (materiais diretos), quanto maior a produção, maior será o seu consumo e vice versa. No entanto, para a grande maioria dos itens de MRO a previsibilidade da demanda é mais complexa, sendo que muitos destes itens são utilizados para manutenção e reparos de equipamentos, não tendo uma correlação direta e positiva com a produção. Desse modo, a necessidade de compra é fruto do consumo dos materiais cuja a demanda pode ser classificada em dependente ou independente.


Dependente: Em geral a variação da demanda tem correlação direta com a quantidade produzida de um produto e o respectivo percentual de participação. (kg/t).




Independente: O comportamento de consumo dos materiais que compõe este grupo não tem correlação com a produção e outros eventos previsíveis, logo, a gestão de estoques torna-se mais complexa.


Em geral, em torno de 90% do valor do estoque dos itens de MRO possuem as seguintes características: