Cost Breakdown e sua aplicabilidade

Atualizado: 17 de abr.



Foto de Autor Desconhecido está licenciado em CC BY-NC-ND


Cost Breakdown analysis ou análise de composição de custos, refere-se ao processo de identificar os principais fatores de custos determinantes na composição do preço final do produto, material ou serviço.


Para fazer uma análise através da metodologia “Cost Breakdown” é necessário discernimento, pois atingir à composição exata do preço de um produto é algo complexo. Dessa forma, o objetivo passa a chegar na composição mais próxima do possível, tornado, assim, as negociações mais objetivas e equilibradas.


Nesse sentido, haverá situações que deverá se adotar uma análise mais objetiva, e quando necessário, dependendo do nível de informações disponíveis, poderá adotar uma análise mais complexa.


O importante é que o profissional tenha a compreensão em buscar os principais fatores de custos (cost drivers) dos materiais ou serviços diretos que componham o preço final, bem como estar atento a tantos outros fatores relevantes quem impactam na formação do preço.


Para melhor compreensão, cabe destacar que custos são todos os gastos relacionados à produção da mercadoria ou prestação do serviço, e são estão classificados em custos diretos e indiretos e em custos fixos e variáveis.


Os custos diretos são aqueles que fazem parte do produto final ou serviço, tendo assim influência direta na formação do custo final. Os custos indiretos são aqueles que não é possível atribuir uma quantidade exata para cada unidade de produto ou prestação de serviço efetuada, sendo muitas vezes utilizado o critério de rateio.


Além dos custos, temos as despesas, que contribuem para o funcionamento do negócio, que podem ser fixas, quando não dependem do volume das vendas, como aluguel, telefone, segurança e etc., e as variáveis, que oscilam conforme o volume das vendas, como as comissões, fretes sobre as vendas e, até mesmo, os impostos.


Mas então como obter estas informações?


Primeiramente é fundamental entender que essa metodologia não será aplicada a todos os materiais ou serviços, mas naqueles que são representativos e possíveis da obtenção dessas informações, pois essas informações dependem do grau de relacionamento entre as partes e o poder de barganha da empresa compradora para com o fornecedor. Também cabe destacar que há materiais que o formato do preço de venda não é determinado pelos custos e sim pelo mercado como é o caso de comodities, que possuem essas estas características além de serem aceitas a nível mundial por sua similaridade e também terem baixa nível de perecibilidade.


No caso de serviços, que seja de execução imediata ou continuada, é comum as empresas trabalharem com planilhas abertas (open-book) e inclusive com a apresentação do BDI, o que certamente facilita a compreensão das composições do preço final, possibilitando assim uma negociação mais integrativa.


Em materiais também há essa possibilidade, porém deverá haver a predisposição do proponente ou fornecedor em abrir os custos, ou os principais fatores de custos na composição do preço, ou então caberá a empresa contratante efetuar estimativas com base no conhecimento técnico adquirido do produto através de visitas técnicas, seminários, leituras, estudos, workshops, etc.


Mas por que uma empresa abriria a formação do preço? A que nível de detalhamento seria apresentado?


A abertura total de custo é algo estratégico, portanto, é natural que isso dependerá do relacionamento, dos eventuais interesses das partes, da política da empresa, bem como do poder de barganha do contratante em relação ao fornecedor.


O fato é que podemos não chegar em uma composição exata, mas é muito importante entender os principais fatores de custos (cost drivers), preços e peso aproximado na formatação do preço final, não desconsiderando tantos outros fatores que compõe o preço final. O intuito é buscar uma negociação mais técnica, baseada em fatos reais e por consequência mais harmoniosa e integrativa.



Sergio D. Guerra, Economista, Consultor, Professor e Sócio da Guerra Treinamentos e Soluções LTDA - Tributação | Strategic Sourcing | Contratos | Negociação Site Guerra Treinamentos e Soluções www.guerrasolucoes.com

Canal do Youtube https://www.youtube.com/channel/UCKiEV-IKmEZpe6bDKuTXTpQ


280 visualizações0 comentário