A importância da análise do "Total Cost Ownership" nos processos de compras.


Esta Foto de Autor Desconhecido está licenciado em CC BY-SA


Ao efetuar uma compra é fundamental avaliar os principais custos envolvidos nas aquisições de produtos, serviços, máquinas e equipamentos.


Para isso é necessário que o comprador identifique e avalie os custos além do preço unitário padrão apresentado, pois há uma tendência natural em se concentrar no preço que é explicitado na proposta, porém há vários outros fatores que impactam no custo. Muitos estudiosos sobre o tema fazem uma analogia dos preços apresentados nas propostas técnicas comerciais com um iceberg, onde enxergamos entre 10 a 20% da massa de gelo flutuante à superfície e o restante fica imersa na água, não acessível a nossa visão. Ou seja, enxergar somente o preço é ignorar muitos outros fatores que compõe a formação dos custos.


Dessa forma podemos dizer que o “Total Cost Ownership (TCO)” ou custo total de propriedade é o valor presente de todos os custos associados a um produto, serviço, máquina ou equipamento. Importante frisar que também deverão ser considerados os custos para operação e manutenção ao longo da vida projetada, quando aplicável.


De maneira geral, estes custos podem ser divididos em quatro macro categoriais:


1) Preço de aquisição:


O valor efetivamente pago ao fornecedor pelo produto, serviço, máquina ou equipamento. Deve-se atentar sobre todos os impostos incidentes para cada proposta, os impactos no custo e possibilidades de crédito quando devido.


2) Custos de aquisição:


Custos relacionados a prospecção, análises, logística e serviços.


3) Custos de uso:


Materiais: desempenho do material, cumprimento as especificações técnicas e de atendimento (custo da não qualidade);


Serviços: custos referentes ao desempenho do serviço. O baixo desempenho de um serviço pode impactar em uma serie de outras atividades da empresa, aumento seu custo direta ou indiretamente, sendo que é cada vez maior a interdependências entre as organizações.


Máquinas e Equipamentos: Estimativa de custos diretos e indiretos que irão impactar ao longo da operação. Para essa análise é fundamental determinar o tempo de operação para análise. (Tempo de depreciação contábil, vida útil ou tempo estimado arbitrariamente visando uma análise justa). Essa análise exige muito discernimento pois o prazo analisado é em muitos casos fator determinante no resultado.



4) Custos de fim de vida


O final de vida útil de um produto, serviço, máquina ou equipamento deve ser considerado de forma a compor o custo total de propriedade. Um produto utilizado no processo industrial pode ser integralmente consumido, porém há situações que são geradas sobras e assim poderão ser reaproveitadas ao processo, vendidas (receita) ou devidamente classificados e destinados ao bota-fora industrial de resíduos. Uma máquina ou equipamento eventualmente pode ter aceitação no mercado mesmo que já utilizado.


O intuito é que a análise de custo total de propriedade seja efetuada com discernimento. Por isso é fundamental envolver os stakeholders e priorizar os custos mais relevantes objetivando agilidade e assertividade.




Autor: Sérgio D. Guerra, Economista, MBA - Gestão de Negócios - IBMEC | Pós Graduado - Especialista - Gestão Empresarial - Metodista | MBA - Pós graduando em Gestão Fiscal e Tributária - PUC Minas | Professor, Consultor e Sócio proprietário da Guerra Treinamentos e Soluções LTDA.





Guerra, Damasceno Sérgio. Strategic Sourcing | apostila revisão 03 | Guerra Treinamentos e Soluções LTDA. Abril de 2021.


ICEBERG. Info Escola. Disponível em:

https://www.infoescola.com/geografia/iceberg/#:~:text=Os%20icebergs%20s%C3%A3o%20definidos%20como,podem%20ser%20flutuantes%20ou%20encalhados. Acesso: 08 de abril de 2021.


LOCALIZA. O que é TCO: saiba tudo sobre o Custo Total de Propriedade. Disponível em: https://frotas.localiza.com/blog/o-que-e-tco. Acesso em 08 de abril de 2021.


Robert M. Monczka, Robert B. Handfield, Larry C. Giunipero, James L. Patterson. Purchasing and Supply Chain Management, 4e.






Posts recentes

Ver tudo