A importância da análise do "Total Cost Ownership" nos processos de compras.


Esta Foto de Autor Desconhecido está licenciado em CC BY-SA


Ao efetuar uma compra é fundamental avaliar os principais custos envolvidos nas aquisições de produtos, serviços, máquinas e equipamentos.


Para isso é necessário que o comprador identifique e avalie os custos além do preço unitário padrão apresentado, pois há uma tendência natural em se concentrar no preço que é explicitado na proposta, porém há vários outros fatores que impactam no custo. Muitos estudiosos sobre o tema fazem uma analogia dos preços apresentados nas propostas técnicas comerciais com um iceberg, onde enxergamos entre 10 a 20% da massa de gelo flutuante à superfície e o restante fica imersa na água, não acessível a nossa visão. Ou seja, enxergar somente o preço é ignorar muitos outros fatores que compõe a formação dos custos.


Dessa forma podemos dizer que o “Total Cost Ownership (TCO)” ou custo total de propriedade é o valor presente de todos os custos associados a um produto, serviço, máquina ou equipamento. Importante frisar que também deverão ser considerados os custos para operação e manutenção ao longo da vida projetada, quando aplicável.


De maneira geral, estes custos podem ser divididos em quatro macro categoriais:


1) Preço de aquisição:


O valor efetivamente pago ao fornecedor pelo produto, serviço, máquina ou equipamento. Deve-se atentar sobre todos os impostos incidentes para cada proposta, os impactos no custo e possibilidades de crédito quando devido.


2) Custos de aquisição:


Custos relacionados a prospecção, análises, logística e serviços.


3) Custos de uso:


Materiais: desempenho do material, cumprimento as especificações técnicas e de atendimento (custo da não qualidade);


Serviços: custos referentes ao desempenho do serviço. O baixo desempenho de um serviço pode impactar em uma serie de outras atividades da empresa, aumento seu custo direta ou indiretamente, sendo que é cada vez maior a interdependências entre as organizações.


Máquinas e Equipamentos: Estimativa de custos diretos e indiretos que irão impactar ao longo da operação. Para essa análise é fundamental determinar o tempo de operação para análise. (Tempo de depreciação contábil, vida útil ou tempo estimado arbitrariamente visando uma análise justa). Essa análise exige muito discernimento pois o prazo analisado é em muitos casos fator determinante no resultado.



4) Custos de fim de vida


O final de vida útil de um produto, serviço, máquina ou equipamento deve ser considerado de forma a compor o custo total de propriedade. Um produto utilizado no processo industrial pode ser integralmente consumido, porém há situações que são geradas sobras e assim poderão ser reaproveitadas ao processo, vendidas (receita) ou devidamente classificados e destinados ao bota-fora industrial de resíduos. Uma máquina ou equipamento eventualmente pode ter aceitação no mercado mesmo que já utilizado.


O intuito é que a análise de custo total de propriedade seja efetuada com discernimento. Por isso é fundamental envolver os stakeholders e priorizar os custos mais relevantes objetivando agilidade e assertividade.




Autor: Sérgio D. Guerra, Economista, MBA - Gestão de Negócios - IBMEC | Pós Graduado - Especialista - Gestão Empresarial - Metodista | MBA - Pós graduando em Gestão Fiscal e Tributária - PUC Minas | Professor, Consultor e Sócio proprietário da Guerra Treinamentos e Soluções LTDA.





Guerra, Damasceno Sérgio. Strategic Sourcing | apostila revisão 03 | Guerra Treinamentos e Soluções LTDA. Abril de 2021.


ICEBERG. Info Escola. Disponível em:

https://www.infoescola.com/geografia/iceberg/#:~:text=Os%20icebergs%20s%C3%A3o%20definidos%20como,podem%20ser%20flutuantes%20ou%20encalhados. Acesso: 08 de abril de 2021.


LOCALIZA. O que é TCO: saiba tudo sobre o Custo Total de Propriedade. Disponível em: https://frotas.localiza.com/blog/o-que-e-tco. Acesso em 08 de abril de 2021.


Robert M. Monczka, Robert B. Handfield, Larry C. Giunipero, James L. Patterson. Purchasing and Supply Chain Management, 4e.






431 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo